Essa página contém aspectos fundamentais que eu entendo e utilizo em relação a Metodologia do Design e gostaria que todos entendessem também.
Role até o fim e se precisar me pergunte.
golden circle
O design é um processo de evolução e lapidação constante, pois através da aplicação de metodologias, busca-se responder diversos questionamentos, e mesmo que subjetivos, trazem respostas valiosas. Por exemplo, o termo “Logos”, do grego (berço da filosofia), significa busca pelo sentido, demonstrando como é fundamental para o designer entender o cliente, seu modelo de negócio, diferenciais da sua marca, o perfil do público-alvo, e mais do que isso, compreender as influências sociais, culturais e ambientais, como hábitos, preferências, personalidade, essência, entre tantos outros aspectos.
Source: “Comece pelo porque” Simon Sinek
DNA
As pessoas se conectam com o Propósito da Marca, seu DNA, o Porquê (WHY) de sua existência, COMO (HOW) ela faz e o QUE(WHAT) Faz, ou seja quando o coração do consumidor (seu propósito) se conecta com o Propósito da Marca.
relação triádica
A dimensão semântica faz referência a personalidade da marca, o que ela precisa refletir ao seu consumidor, já a Sintática está ligada aos elementos, fontes, cores, materiais, tom de voz, a dimênsão Sintática busca coerencia com a Semântica, agora, a Dimensão Pragmática se relaciona com a versatilidade da marca nos seus diversos pontos de contato, online, impressos, aplicações no produto.
criatividade é trabalho
Entender o problema e interpretar a solução. Essa é a magia do design. E só existe uma maneira de alcançá-la: trabalho! Estamos falando de métodos, soluções gráficas, psicologia das formas e cores, uso da proporção (gestalt), matemática da forma, tendências de design, influências humanizadas e muito, mas muito trabalho!
Source: “The Process of Design” Squiggle by Damien Newman, Central Office of Design
hierarquia das necessidades
A forma segue a função.
“form follows function” Louis Sullivan 1910
“A hierarquia de necessidades especifica que o design deve atender às necessidades de baixo nível antes de trabalhar nas de níveis superiores. O valor percebido do design corresponde à sua posição na hierarquia, ou seja, níveis superiores na hierarquia correspondem a níveis superiores de percepção de valor. Os níveis da hierarquia foram adaptados da Hierarquia das Necessidades de Maslow.”
Source “Princípios Universais do Design”
William Lidwell
Kristina Holden
Jill Butler